Unidade I
Nesse novo estágio a proposta é a ampliação do estágio para além dos muros da escola, tomando a cidade como referência nos projetos educativos avaliando a interação entre “cidade, cultura e cidadania”.
1-Cidade educativa: seus lugares, habitantes, ofícios e cultura
Avaliação da cidade como produtora/organizadora do espaço urbano, considerando que a organização desse espaço é mais que formas/aparências/aspectos técnicos, é a organização dos componentes da produção social em geral.
Nesse novo conceito de cidade como fonte educadora, lembramos o caráter de agente formadora, visto que todas as cidades educam pela relação habitantexespaço urbano; onde cultura quer dizer “todos fazeres, saberes e viveres pelos quais as pessoas se constituem, trabalham, produzem, pensam, vivenciam suas vidas”.
2-Imagens: (des)construções, proposta para o passeio etnográfico
Primeiramente o conceito de etnografia (grego ethnós, -eos, raça, povo + -grafia), que é a ciência que descreve os povos no relativo aos seus costumes, índole, raça, língua, religião, etc.
Proposta de um passeio pela cidade com um novo olhar, saindo do olhar indiferente para o olhar reflexivo, olhar que perqunta/indaga. Nesta etapa é tratar o familiar como estranho, em outras palavras buscar o “perturbamento no familiar” onde o que queremos é acentuar as instâncias educadoras da vida na cidade, seus moradores, seus saberes, ofícios, etc.
Nesse novo estágio a proposta é a ampliação do estágio para além dos muros da escola, tomando a cidade como referência nos projetos educativos avaliando a interação entre “cidade, cultura e cidadania”.
1-Cidade educativa: seus lugares, habitantes, ofícios e cultura
Avaliação da cidade como produtora/organizadora do espaço urbano, considerando que a organização desse espaço é mais que formas/aparências/aspectos técnicos, é a organização dos componentes da produção social em geral.
Nesse novo conceito de cidade como fonte educadora, lembramos o caráter de agente formadora, visto que todas as cidades educam pela relação habitantexespaço urbano; onde cultura quer dizer “todos fazeres, saberes e viveres pelos quais as pessoas se constituem, trabalham, produzem, pensam, vivenciam suas vidas”.
2-Imagens: (des)construções, proposta para o passeio etnográfico
Primeiramente o conceito de etnografia (grego ethnós, -eos, raça, povo + -grafia), que é a ciência que descreve os povos no relativo aos seus costumes, índole, raça, língua, religião, etc.
Proposta de um passeio pela cidade com um novo olhar, saindo do olhar indiferente para o olhar reflexivo, olhar que perqunta/indaga. Nesta etapa é tratar o familiar como estranho, em outras palavras buscar o “perturbamento no familiar” onde o que queremos é acentuar as instâncias educadoras da vida na cidade, seus moradores, seus saberes, ofícios, etc.
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