domingo, 21 de novembro de 2010

Intervenção Pedagógica


Título


Bicho de pano


Objetivo


O presente trabalho tem por objetivo promover a integração social, usando como recurso as habilidades dos seus participantes, bem como promover o desenvolvimento do trabalho coletivo.


Justificativa


A ideia para a elaboração dessa intervenção surgiu durante o desenvolvimento da etapa “levantamento etnográfico” da minha porta de entrada, visto que apesar da definição de qual seria a minha porta “ponto de ônibus”, ainda não sabia bem o que fazer com ela. Então durante uma observação/entrevista com os usuários/passantes de minha porta de entrada começou a surgir a ideia. Enquanto entrevistava uma participante, lhe explicava os objetivos da entrevista, enfim os “porquês” da proposta, surgiu o desafio. Uma dessas entrevistadas pediu meu apoio para ajudá-la a desenvolver “algo” (palavras dela) para presentear as crianças que participam do projeto do qual essa pessoa é voluntária. Após discutirmos os detalhes (quem participaria, o que seria possível executar, enfim, informações que me permitissem a elaboração/planejamento da ação) descobri que as participantes do projeto colhiam sobras de tecido com as costureiras das cidades e com esse tecido faziam panos de prato, fuxico, etc. Sabendo disso montei um sapo de fuxico e apresentei a ideia a elas.
Para desenvolver a atividade não procurei um artista para servir de referência, mas acredito que o propósito dessa atividade se enquadra dentro dos objetivos estipulados na carta das cidades educadoras, visto que, mesmo não sendo uma forma de educação formal a atividade é uma forma de socialização, de desenvolver trabalho coletivo, explorar a sensibilidade, de aprendizado (saber transformar uma habilidade individual-fuxico em um trabalho final concreto-bicho de pano), enfim, saber visualizar imagens/coisas do seu cotidiano sob a ótica artística.


Cronograma Geral


Local: No meu ateliê (Rua 16-a, 21)
Público alvo: Senhoras da comunidade
Número de participantes: Não tem número estipulado, tantas quantas se apresentarem
Carga horária: 08h
Conteúdo: Elaboração e montagem do sapo de fuxico.
Tema: Bicho de pano.


Plano de ação


O plano foi elaborado em etapas, sendo:

* Elaboração do plano,


* Apresentação para coordenadora,


* Apresentação para a coordenadora/orientadora do estágio,


* Preparação do material, moldes,


* Distribuição dos moldes,


* Reunião para montagem,


* Avaliação final.


Metodologia



Mesmo não sendo uma atividade regular de aprendizagem, acredito que seu desenvolvimento está estabelecido dentro do compreender, fazer e contextualizar (preceitos da proposta triangular). No momento compreensão serão apresentadas as participantes a ideia, o que cada uma vai fazer, como usar os moldes, enfim, coisas que possibilitarão, posteriormente, o fazer. No fazer elas usarão as instruções obtidas na etapa anterior, e cada uma em sua residência, executa sua parte. Depois a coordenadora recolhe os trabalhos feitos, individualmente, nas casas e traz para meu ateliê para a montagem final. Na montagem final, novamente todas as participantes participam (estilo mutirão). Por fim a contextualização, discutir com as participantes a influência/relação que meio social, cultural, material, exercem sobre o resultado final de uma atividade, bem como, sobre outras coisas (por exemplo, a educação).
Para desenvolver a atividade não procurei um artista para servir de referência específica, mas sim como referência básica; aproveitei a ideia do manuseio das esculturas de Lygia Clark e a transferi para o material disponível para nossa intervenção. Em suas esculturas, da série Bichos, Lygia Clark usava dobradiça e, assim, ao manusear as placas dessas esculturas o público interagia e mudava a forma delas. Aproveitei a ideia da interação e mobilidade, visto que na confecção do sapo não serão usadas dobradiças, mas as peças de fuxico serão unidas por fio de nylon o que lhe dará mobilidade e possibilitará a interação (brincar/manusear) por parte das crianças com segurança, visto que o nylon é flexível, mas sem perder sua resistência.


Modos de integração entre teoria e a prática

A integração entre teoria e prática será direta e sem muita intervenção, visto que a maioria das participantes já sabe fazer “fuxico”. Serão passados apenas os moldes com a dimensão, e posteriormente (depois dos fuxicos prontos), nos reuniremos para a montagem. A etapa de montagem deve ser preferencialmente, feita com a participação de todas (visto que é a mais trabalhosa, e requer uso de material específico-pistola de cola).
Depois de montados os bichos serão doados, mas fica o aprendizado e nada impede que essas pessoas transformem essa ideia em mais uma fonte de renda.

Avaliação



Acredito que o propósito dessa atividade se enquadra dentro dos objetivos estipulados na carta das cidades educadoras, visto que, mesmo não sendo uma forma de educação formal a atividade é uma forma de socialização, de desenvolver trabalho coletivo, explorar a sensibilidade, de aprendizado (saber transformar uma habilidade individual-fuxico em um trabalho final concreto-bicho de pano), enfim, saber visualizar imagens/coisas do seu cotidiano sob a ótica artística.

Para essa atividade não está previsto método normativo, como provas e/ou outro tipo de avaliação das participantes, mas acredito que, pra mim, terei como realizar uma avaliação. Quero observar, principalmente meu trabalho como coordenadora / orientadora, administradora de tempo.

Bibliografia


GUIMARÃES, Leda M Barros e Oliveira, Ronaldo Alexandre. Estágio Supervisionado 3. Lincenciatura em Artes Visuais: módulo 7 – Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais; Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR). Goiânia: CEGRAF/UFG, 2010 (71-79)
http://www.revistaparadoxo.com/materia.php?ido=1947

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